Carteira de Trabalho Digital – Tirar carteira de trabalho faz parte da rotina de muitos cidadãos desde a sua criação. Esse, trata-se de um documento para a vida profissional
Nos últimos anos, mais precisamente em 2019, esse cenário mudou: agora lidamos com uma carteira de trabalho digital.
Diante do novo cenário, é muito comum que diferentes questionamentos surjam. Dentre eles, estão: como baixar a CTPS digital?
O que mudou? Ainda é preciso usar a carteira de trabalho de papel? Todas essas e outras dúvidas escarear-se-ão aqui.
A carteira digital de trabalho é a mesma carteira de trabalho de papel, com uma única diferença: é possível acessá-la pelo celular.
Ou seja, todas as informações da sua CTPS estão disponíveis ao alcance das mãos.
O objetivo é modernizar o acesso e facilitar a vida do trabalhador e do empregador.
Assim, é possível visualizar as informações pelo celular, e o empregador pode realizar os trâmites sem necessitar do documento.
Porém, isso não significa que seja necessário se desfazer da carteira de trabalho em papel.
Afinal, pode ser que algumas informações antigas não estejam de acordo no meio digital. Assim, a versão em papel pode comprovar os dados.
Vale ressaltar que a carteira de trabalho online deve ser utilizada por todos os colaboradores, salvo aqueles que trabalham para órgãos públicos e/ou internacionais.
A presença da carteira de trabalho em papel é crucial em situações de questionamento da autenticidade, oferecendo uma verificação tangível.
Portanto, a coexistência das versões digitais e em papel oferece uma abordagem abrangente e flexível para atender às diferentes necessidades e contextos.
Praticidade: Ter a carteira de trabalho no celular evita problemas como deterioração, perda ou falta de espaço para anotações.
Agilidade: A integração com bases de dados do Governo Federal agiliza contratações, pagamentos e outras atividades para os empregadores.
Segurança: Na carteira digital, as informações são atualizadas rapidamente, garantindo seu correto armazenamento para uso futuro.
Menor possibilidade de erro: por falar em armazenamento, a carteira digital diminui o risco de erros ou fraudes.
A mudança mais expressiva foi em relação ao número que a CTPS continha. Agora, na versão digital, ele não existe mais e nem é necessário no processo de contratação.
Dessa forma, é possível realizar todas as atividades utilizando o CPF.
Além disso, não é mais necessário assinar a carteira em papel.
Utiliza-se, na verdade, uma assinatura digital, que já é realizada de forma automática na contratação pelo meio digital.
A demissão também se faz de forma virtual. Assim, quando a empresa encerrar o contrato, as informações já serão disponibilizadas no aplicativo.
Para fazer carteira de trabalho digital, é necessário baixar o aplicativo no seu celular. Existem versões disponíveis para Android e IOS.
Depois de baixar carteira de trabalho digital, você precisará apenas da sua conta gov.br e a senha de acesso para se cadastrar.
Porém, caso você não possua uma conta gov.br, será necessário criá-la. Para isso, primeiro é necessário baixar o gov.br no seu celular e digitar seu CPF.
Depois, você irá clicar em “não sou um robô”. A partir disso, o aplicativo solicitará que você faça um reconhecimento facial.
Basta posicionar o rosto nos marcadores indicados e seguir as recomendações necessárias.
Após a realização do procedimento, pedir-se-á o nome completo e o celular ou email para validar a conta com o código enviado.
Assim, depois de validá-la, basta criar uma senha forte, e pronto! Sua conta gov.br foi criada e agora você pode utilizar a carteira de trabalho digital acesso sem maiores problemas.
A carteira de trabalho é fundamental para os brasileiros, garantindo direitos e deveres entre empregadores e colaboradores.
Além disso, a carteira de trabalho também serve como um histórico profissional, registrando as experiências e contribuindo para a trajetória profissional.
Com a mudança da CTPS física para a digital, os cidadãos puderam obter diferentes benefícios, como a facilidade de informações, praticidade e veracidade.
Assim, torna-se possível usufruir de uma sociedade mais conectada e mais segura, evitando fraudes e irregularidades e garantindo a agilidade no ambiente trabalhista.