Passo a Passo para Ter direito a CNH Social ou CNH Popular Grátis

A CNH Popular é uma excelente oportunidade para que pessoas de baixa renda possam conquistar sua primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria.

Afinal, sabe-se que adquirir sua carteira de motorista pode ter um alto custo. Ela não é disponibilizada em todos os estados do país, mas a maioria aderiu ao programa CNH Popular.

O objetivo é que cada vez mais pessoas possam obter ou adicionar uma categoria em sua carteira de habilitação gratuita, ou seja, sem custos.

Portanto, se você deseja saber mais informações sobre a CNH Social 2024, continue lendo esse artigo.

O que é a CNH Social?

CNH Social

Imagem Canva Pro – Google

A CNH Popular Gratuita é disponibilizada a famílias de baixa renda, ou seja, com renda mensal de até 2 salários mínimos.

Dessa forma, é possível adquirir sua habilitação Popular nas categorias A ou B, adicionar A ou B ou mudar a categoria para D.

Com a CNH Social, é possível auxiliar as famílias de forma indireta. Afinal, além de estar de acordo com a lei, eles podem conseguir melhores oportunidades de emprego.

Além disso, a pessoa pode trabalhar como motorista de aplicativos ou taxista, com a possibilidade de aumentar a renda da família.

Como funciona a CNH Social 

Assim como é feita de forma paga, a carteira social passa por diversas etapas até conquistar sua carteira de motorista.

Todos esses trâmites estão previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Até por que no que se refere a legislação permanece a mesma.

Desse modo, primeiro é realizado o exame psicotécnico e, caso necessário, exames médicos. São eles que dirão se o candidato está apto a dirigir.

Depois que ele for aprovado, é possível iniciar as aulas teóricas. Dessa forma torna-se possível obter a CNH Social.

Regras para participar da habilitação social

Para participar da habilitação gratuita, assim como outros projetos, é necessário cumprir alguns requisitos. Eles são:

Regra Aplicadas

As regras expostas são as regras gerais da maioria dos estados. Porém, em alguns estados pode haver algumas regras a mais.

Pode ser que, por exemplo, o DETRAN peça confirmação do CadÚnico ou outros programas.

Vale ressaltar que, no caso daqueles que irão fazer a transição para a categoria da CNH Social D, é necessário ter mais de 21 anos.

A faixa de idade para realizar a mudança é de 21 a 50 anos, além de renda individual de até 3 salários mínimos.

Entenda como se cadastrar na CNH gratuita

Para se cadastrar na carteira de motorista gratuita, é necessário se atentar às informações do DETRAN do seu estado. Dessa forma, basta acessar o site e procurar por “CNH gratuita”, ou “CNH social”, ou ainda “CNH popular”.

Se a CNH Social inscrição estiver aberta, você poderá cadastrar as informações pedidas pelo site e aguardar a análise. No site estão todos os documentos necessários.

Vale lembrar: fique atento a possíveis golpes. O DETRAN não irá mandar mensagem no WhatsApp para realizar o cadastro.

Não dê informações pessoais, confie apenas no site oficial do departamento de trânsito do seu estado. A CNH Social Gratuita é um direito garantido a todos que se enquadrem nos requisitos.

Conclusão 

A carteira popular tem o objetivo de beneficiar famílias de baixa renda com renda de até 2 salários mínimos mensais. Afinal, uma CNH Popular Gratuita pode abrir portas de empregos e outras oportunidades para o candidato.

Infelizmente, nem todos os estados aderiram ao programa. Mas você pode se informar se no seu estado há esse benefício através do site oficial do DETRAN, na categoria “CNH Social”.

Caso haja essa possibilidade, você deve se atentar às inscrições CNH Social  para garantir sua vaga no programa CNH Popular .

Assim, com a carteira de motorista em mãos, você pode viver um novo momento em sua situação de trabalho!